21.6.09

tempus fugit

No Ocidente, a passagem do tempo «natural» é marcada pelo ciclo das quatro estações do ano, com as suas particularidades inerentes ao clima e aos trabalhos específicos no labor do universo, do homem e da natureza. O início de cada uma dessas estações é conhecido por equinócio (Primavera e Outono) e solstício (Verão e Inverno) e coincide com o começo da duração de um período que atravessa três signos zodiacais (sensivelmente três meses no ciclo anual). Haveria muitas analogias a fazer com este ciclo (na dinâmica do universo, na transformação do corpo humano e nos trabalhos do campo), mas isso fica para outra altura.

Primavera
Começa, tradicionalmente, no signo do Carneiro (por volta de 21/22 de Março a 21/22 Abril) e estende-se pelo Touro e Gémeos; está associada ao elemento Terra e à cor negra (o escuro, de onde vai brotar o novo ser, cuja semente foi «lançada à terra» na estação precedente, e vai atingir a maturação no Verão, para depois os seus frutos serem colhidos durante o Outono). No mundo cristão e no mundo judaico a festa sassociada a esta estação é a Páscoa. É o nascimento da vida das aves ou o eclodir de um projeto na infância.
Temperamento melancólico.

Verão
O Verão inicia-se com o signo do Caranguejo (por volta de 21/22 de Junho a cerca de 21/22 de Julho), estendendo-se pelo Leão e pela Virgem, e marca ascenção do Sol cuja energia, emanada pelos raios, vai amadurecer as colheitas a serem feitas na estação seguinte. Está relacionado com o Fogo e a sua cor é o vermelho. Em Portugal, a festa associada ao Verão é o S. João.
Temperamento colérico (no seu pior). Juventude.

Outono
Estação que começa com a entrada do Sol na constelação da Balança (Libra, por volta de 21/22 de Setembro a 21/22 de Outubro), percorrendo de seguida o Escorpião e o Sagitário. O Outono é a altura de se fazerem as colheitas e providenciar o acondicionamento dos produtos, que irão servir para matar a fome durante o tempo inóspito do Inverno. Está relacionada com o Ar e a sua cor é o azul. Esta estação é a menos representativa da comemoração festiva da Igreja Católica; neste período há várias festas (Nossa Senhora do Rosário, S. Martinho, etc.), mas a mais representativa é, talvez, o dia de Todos os Santos.
Temperamento sanguíneo (ou nervoso). Idade adulta.

Inverno
Depois de ceifadas as searas e armazenados e conservados os alimentos para enfrentar a estação seguinte, o Inverno, marcado pelo início do signo do Capricórnio (de 21/22 de Dezembro a 21/22 de Janeiro), o sol percorre de seguida o Aquário e os Peixes. Este é o tempo de arar e amanhar as terras para se lhes jogar as sementes, que irão eclodir em rebentos na Primavera. A festa católica de referência na liturgia é o Natal. Está associada ao elemento Água e à cor verde.
Temperamento linfático (fleumático). Velhice.

A estação que agora principia, O Verão está associada ao Fogo (o conquistador), passa por três signos (como as outras), que são o Caranguejo (água/fogo), o Leão (fogo/ar) e a Virgem (terra/fogo). Três atributos relacionados com a qualidade dos signos: cardeal, fixo e mutável que revelam diversas maneiras de brincar com o fogo. No entanto, no lugar de descrever cada uma dessas matizes duais, e de deixarmos de lado os labores da roda do destino (tarô), centremo-nos nos signos de Fogo em si: Leão, Sagitário e Carneiro. (É possível que daqui a uns tempos, depois da roda oleada, que o Verão comece com o signo representativo do elemento Fogo: o Leão - isto porque com a predecessão dos equinócios o eixo da terra tende a colocar-se de acordo com o diapasão da harmonia universal da Era de que acabámos de descolar (ou de aterrar, para outros) .

Sem comentários:

Enviar um comentário