25.4.09

touro

Minotauro é o novo jogo cibernético dos pacifistas da mente desnorteada pelo impacto da tecnologia.
Já nem existe o touro/homem do mito longínquo de Teseu às voltas no labirinto de si mesmo; a realidade continua a ser construída pelos números: 0 1. (Base binária que serve, na era tecnológica da informação, de cerne à eclosão da tecnologia urânica e quântica moldada pela mente das sinapses entre uma torre e a lenda das moiras e o brutal embate entre civilizações).
Antes de libertarmos a liberdade, o exemplo deve ser denunciado contra a crueldade que devassa os fundamentalismos e como, Teseu seguir o mito - eletrónico ou da moura?
A tradição vem de longe, de Ulisses a caminho da Europa, o touro branco da paz no ecrã de uma religião qualquer que celebra no cálice a união das culturas.
O Touro é regido por Vénus (assim como a Balança), a protetora das navegações e do verde mar e esperança da viagem a Creta ou à arena do sacrifício que ficou como vestígio da tradição nos vasos de cerâmica e nos anais cruéis do Coliseu. Hoje, a moda é fazer a catarse contra o ídolo do marquetingue ou escolher a via de Teseu por entre a córnea de um bravo animal – trajeto para o centro de si e do fado que teima em seguir a roda do destino. A hora é de optar pelo final da ara ou prosseguir na rota das praças das catedrais dos mestres ocultos do tempo das virgens e moiras encantadas.
O vermelho simboliza o sangue, mas também o vinho e o aço das bigornas e cravos dos mestres que construíram os templos (plantados) pelo território dos conventos e alambiques dos jardins herméticos da pátria que ainda vai cumprir seu ideal.
O touro é um signo ('o estigma da crueldade das adagas a lavrar o mar') de temperamento melancólico e pacifista que luta contra o derramar do sangue pela terra que suporta a existência de um plasma do futuro a jogar contra um outro planeta a colonizar ou a ascensão ao poder na hierarquia social. Teseu tem que seguir a via do mar (O Princípe (im)Perfeito era de temperamento fleumático, de Peixes que navegam águas conturbadas) para chegar à ilha do rei Minos e travar, na arena circular da memória, o voltear dos atletas por cima da córnea dos bravos touros que faziam parte do rebanho de Poseidon/Neptuno e o fado tinha aprisionado pela luxúria ou instinto de poder real. Mas o arquiteto prefere encerrar o seu dilema num labirinto e construir o mito da sociedade futura num plasma de 0 1. O caminho, prenunciava o minotauro do antro, a seguir era o centro de si. Matar o touro e deixar o homenzito no ecrã invadir os nossos sentimentos e emoções é como uma catarse contra uma folha de papel em branco. Espetáculo e crueldade, não!, mas também procurar perceber a arte e a emoção desse bravo animal que o homem, aqui, no Ocidente, teima em consumir como se as vacas das passagens bíblicas não fossem mesmo sagradas por direito divino e não teológico. Teleológico e não fatalógico de um mito quântico que robotiza as mentes com rituais que não compreendem das tradições e da força brutal com que a investida atinge o animal: é o sacrifício retalhado pelas farpas do espetáculo que magnetiza e enfeiça a nova release do herói das mulheres de Atenas. O Minotauro simboliza a dupla natureza entre humano e animal, o cibernético a jogar o labirinto em frente à máquina que já chega do Oriente para calcular a ignorância da história e da mitologia do povo/raça de que faz parte o sonho das lendas das moiras e das princezas encantadas que vivem em ilhas a que não teve êxito a demanda dos Quixotes. O Touro é um signo do elemento/temperamento Terra e melancólico, e dá líderes que arrastam multidões e fazem mudar o curso da história dos povos e das civilizações através da cor dos inocentes que bordam o estandarte nacional de sangue de mãos sujas para fugir à justiça dos conspiradores. São fiéis aos seus princípios, nem sempre de acordo com as regras estabelecidas, mas podem saber conciliar uma vida de sacerdócio (JP 2) num espírito de missão ou de führer fanático pelo controlo (naquela altura utópico) do mundo ou de um país (Hitler e Salazar). São também grandes artistas (plásticos, poetas, escritores) e historiadores, um pouco melancólicos ou de espírito franciscano que vive na sua natureza.

O touro é uma saga mítica e ancestral da filosofia chinesa contada em dez etapas, através de uma tradição que vem de longe e que se complementa pela cabala hermética do mito das etapas e fases da obra a erigir ou a transmutar dos cinco elementos do pensamento oriental, que correspondem aos sentidos físicos em que se apoia a mente ocidental e lusitana para tentar explicar o mundo quântico e cibernético e caótico qb para manter o seu rumo de povo herdeiro das tradições judaicas e gregas (mais do que árabes e islâmicas), a que se juntou o portento crístico da transformação da água em vinho daquele que atravessava as águas sem se molhar.

No Oriente o touro de Mitra simboliza o renascer da natureza (como o caneiro de Ram ou os peixes crísticos da redenção), o cordeiro da narração bíblica; as vacas são portadoras de oráculos e são reverenciadas como seres (entre os animais) com um tratamento humano e (visto na perspetiva atual) transcendente. O paradoxo, tal como na Tourada e o derrame do sangue, existe na fome que alastra e é ritualmente morta pelo sacrifício dos povos de tribos que vivem na floresta dos sonhos ou do jogo que desafia a capacidade «técnica» do «herói» a penetrar o templo ou o antro da sua consciência...

São dez lições para domar o touro, em vez das viagens do mito ocidental para o imolar na arena ensanguentada da memória cruel do combate entre o humano, o artificial e o sacrificial. (ten bulls / ox herding).

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